quarta-feira, 15 de março de 2017

Por que é justo protestar contra o ataque às aposentadorias

Renato Janine Ribeiro

Por que é justo protestar contra o ataque às aposentadorias:

Duzentos anos de era das máquinas e trinta da informática e de alta pesquisa científica multiplicaram a produtividade em escala inédita. Isso quer dizer que uma pessoa pode produzir o que antes dez, trinta, talvez cem faziam, dependendo da área. Nunca foi possível produzir tanta riqueza. 

Por isso, durante muito tempo se pleiteou a redução das horas de trabalho - que foram caindo, até bater em oito horas diárias (com sábado livre em parte dos empregos). Mas desde a década de 1980 se diz que temos que trabalhar mais anos por causa da esperança de vida maior. 

Calcular o tempo de trabalho socialmente necessário em anos ou horas é apenas usar um metro ou outro, dá na mesma. Continua valendo: podemos trabalhar menos e produzir mais, na maior parte das profissões.

O que significa que essa riqueza aumentada pode custear pensões e aposentadorias da sociedade em geral. Não preciso trabalhar quarenta anos para que isso pague dez anos que ainda terei a viver depois. A conta esconde os aumentos de produtividade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics