quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Greg Lake morre de câncer aos 69 anos



Morre Greg Lake, do Emerson, Lake & Palmer e King Crimson, aos 69

por O Globo

O músico inglês Greg Lake, que participou de duas das principais bandas da história do rock progressivo — King Crimson e Emerson, Lake & Palmer — morreu na última terça-feira, aos 69 anos. Segundo seu empresário, o músico não resistiu a "uma longa e persistente luta contra o câncer".

Colega de colégio do guitarrista Robert Fripp, Greg Lake foi convocado para cantar e tocar baixo logo que este fundou o King Crimson. Ele participou do álbum de estreia, o bem-sucedido "In the court of the Crimson King" (1969) e de "In the wake of Poseidon" (1970).

Entre um disco e outro, Greg Lake conheceu o tecladista Keith Emerson, com quem formaria o primeiro supergrupo do rock progressivo, o Emerson, Lake & Palmer. A pedido de Fripp, ele ainda gravou os vocais de "In the wake of Poseidon", mesmo já tendo saído do King Crimson.

Depois do sucesso estrondoso no festival da Ilha de Wight, na Inglaterra, em agosto de 1970, o Emerson, Lake & Palmer lançou, em novembro, seu epônimo álbum de estreia, que chegou ao quarto lugar da parada inglesa e teve considerável êxito nos Estados Unidos graças à balada folk "Lucky man", composição de Greg Lake.


A notícia do falecimento do músico chega nove meses depois da morte de Keith Emerson.

Um comentário :

Web Analytics