segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

As esquerdas também precisam empunhar a bandeira do combate à corrupção

Contra a corrupção? 
Wagner Iglecias

Você percebe que tem uma galera de esquerda batendo cabeça quando os mesmos afirmam que as esquerdas "também precisam empunhar a bandeira do combate à corrupção". Eu acho que essa turma compra a premissa historicamente furada de que a direita tenha sido algum dia, de maneira sincera, contrária à corrupção. 

Discurso é uma coisa, a prática política é outra: a temática da corrupção sempre foi usada pela direita brasileira para derrubar governos ou, se necessário, para ganhar eleições. Foi assim na Proclamação da República, quando muitos falavam em combater a corrupção do Império. Foi assim com a UDN nos anos 1950, falando em "mar de lama" do primeiro ao último dia do governo Vargas. Foi assim no golpe militar de 1964, que dizia entre outras coisas querer combater a corrupção do governo Jango. 

Foi assim com Collor, que batia dia sim outro também em Sarney falando sobre corrupção. Foi assim com as centenas de parlamentares que, mesmo envolvidos em n denúncias de corrupção, fizeram o impeachment de Dilma embalados na luta contra a...corrupção. Antes de voltar a empunhar a bandeira contra a corrupção certas esquerdas precisam desmontar esse mito, no qual elas mesmas acreditam, de que a direita tenha condições de empunhar a bandeira contra a corrupção.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics