domingo, 13 de agosto de 2017

Notícias verdadeiras e falsas: o que é fake news?

Nilson Lage

Notícia falsa seria, do ponto de vista do senso comum, a notícia de um fato que não aconteceu, dada por erro ou por fraude. 

No entanto, o que se chama de notícia (news, novidades) é não apenas o “registro do conhecimento” dos fatos passados ou presentes, como na raiz latina da palavra, mas também a interpretação deles (o que significam) e a previsão dos que vão acontecer.

Se o alcance do conceito é expandido – abarcando reportagens, documentários e artigos, ensaios em livros e divulgação de ciência – então são notícias falsas as que quase sempre movem as sociedades.

Pode-se exemplificar com o Santo Graal e as cruzadas; o Eldorado e a colonização da América espanhola; ou a supremacia da raça branca, que validou tanta desgraça pelo mundo e começou a ser contestada há um século.

A publicidade comercial e a propaganda política baseiam-se em notícias falsas - sobre a qualidade boa ou má de certos produtos ou a natureza real de certos regimes, por exemplo. Isso foi celebrado por Edward Bernays, o pai das relações-públicas, quando escreveu que um grupo de homens, dispondo de conhecimento e domínio dos canais de informação, poderia fazer os demais agir contra seus próprios interesses.

Notícias falsas constituem rotina, hoje, na mídia. A eleição de Trump por ação dos russos ou a recuperação econômica atual no Brasil são exemplos de fatos de alta improbabilidade, veiculados numa época em que quase tudo que se põe na vitrina é o que interessa ao dono da loja mostrar. 

Nesse contexto, a atribuição às mídias sociais de serem elas as principais produtoras de notícias falsas é uma notícia falsa. As mídias sociais ampliam o efeito das notícias falsas da mídia tradicional e criam suas próprias que são muitas, mas, em geral, alcançam menor amplitude. É claro que essa notícia falsa interessa à mídia tradicional, ameaçada pela coocorrência, e aos que a utilizam para implementar torpes negócios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics