segunda-feira, 15 de maio de 2017

O antagonismo contra Lula


Ricardo Costa de Oliveira

O lugar de fala dos críticos de Lula. 

Não é Lula quem está sendo atacado e julgado levianamente em tribunal de exceção, mas sim toda a incipiente democracia brasileira. Sabe-se que um golpe sempre está necessariamente no gerúndio para existir, um golpe só existe golpeando permanentemente os direitos e as instituições. Na última vez criaram uma sucessão de atos institucionais para fazerem o serviço sujo que Moro e a justiça fazem atualmente contra Lula no caso do triplex. 

Críticas contra Lula partem de bases sociais bem definidas. Quase toda classe dominante sempre o desprezou de maneira sarcástica. Parcelas da classe média baixa e trabalhadores servis aos grandes interesses burgueses, os criados e funcionários domésticos favoritos do capital, bem como alguns comentaristas e servos de gleba da mídia, os que esperavam subir individualmente no clientelismo dos poderosos, é que nutrem profundos ódios por Lula. Preferem criticar Lula do que os desastres de Temer e do PSDB para manter a aprovação e aceitação da tribo dos privilegiados e ganharem recursos das associações empresariais de direita. 

Lula é criticado pelas suas origens, como pode um pau-de-arara querer viajar de jato, ter uma residência que não seja da Cohab, querer ter e frequentar um "habitus de classe" que nunca deveria lhe pertencer, como ousa o peão nordestino ter não somente afrontado verbalmente e politicamente os bem nascidos politiqueiros das elites sulistas, ter questionado direitos hereditários de mando e de poder político já destinados por nascimento aos grupos dominantes, mas tê-los vencidos em quatro eleições presidenciais diretas, ter governado com avanços em todos os índices sociais, com inclusões e melhorias sociais para todos no meio de problemas estruturais. 

Lula pode repetir uma nova sólida vitória presidencial no voto depois de todo circo judicial persecutório. O antagonismo contra Lula em boa parte foi o mesmo contra o Getúlio de 1954 e será amanhã o mesmo antagonismo do "Antigo Regime Brasileiro" contra qualquer candidato crítico com potencial de vitória. 

Enquanto houver Lula um Ciro Gomes, PSOL, PSTU são completamente inofensivos porque não perigam ganhar nada, não vencem nenhuma eleição presidencial para serem atingidos diretamente pelas forças do atraso no Brasil. 

Lula é a democracia brasileira, um projeto nacional contra colonizados e quem não gosta de Lula pode disputar o voto livre e democrático em eleições limpas e diretas, daí o maior medo e pavor dos anti-Lulas de todas as matrizes e espectros - Lula é favorito no voto, com a força do povo, de novo! 

Contra Lula querem destruir a democracia brasileira e as garantias de direitos pela justiça de exceção golpista em novos atos institucionais envergonhados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics