terça-feira, 9 de maio de 2017

A democracia nossa de cada dia


A democracia, dizem alguns, é o motivo de se atacarem tantos governos de esquerda pelo mundo afora. Então responda as perguntas abaixo indicando o país em que os atos autoritários mencionados aconteceram. Diga se foi em Cuba, na Venezuela, na Coreia do Norte ou no Brasil.

1) Punição de fiscal de trânsito que multou juiz dirigindo sem carteira e carro sem placa. Consta nos autos que a fiscal teria dito que "juiz não é Deus". Hoje a jurisprudência afirma o contrário do que disse a fiscal.

2) Prefeito de capital ordena polícia tomar os únicos bens de cidadãos, sem processo judicial nem decisão transitada em julgado. E nos aproximamos do inverno.

3) Coletivo de juízes processam jornalistas que divulgaram (em matérias jornalísticas) os valores de seus salários e benefícios, alguns muito acima do que prevê a constituição. Juízes obtiveram liminares e fizeram jornalistas viajarem por mais de 15 cidades se defendendo (e gastando) porque os processos foram abertos em diversas comarcas diferentes com o mesmo texto. Existem emails dos juízes combinando a ação entre si.

4) promotor de justiça invade jornal e ameaça toda redação, terminando por ditar a manchete e a matéria que deveria sair no dia seguinte. Jornal saiu com as exigências do promotor.

5) prefeito aciona justiça para impedir que seja citado ou mencionado em redes sociais. E ganha.

6) Juíza proíbe manifestações pacíficas, interditando o território nacional para seus cidadãos dando multa de 100 mil reais a quem descumprir seu proclamado estado de sítio e permite poder de prisão da polícia.

7) blogueiro fica preso por quase de dois anos, sem julgamento algum, por ter revelado informações sobre candidato antes das eleições. O tempo de prisão, "casualmente" é o tempo da campanha política e eleição.

8) juiz atrasa acesso da defesa por mais de oito meses a 100 mil páginas de documentos, liberando 48 horas antes da audiência o material.

9) Ministro suspende condenação milionária de políticos e empresários porque estes "não teriam como pagar os danos" e engaveta o processo todo.

10) Policial dá choque em pai e criança no meio da rua à noite sem motivação efetiva e nada acontece.

11) 60 pessoas mortas, a maioria com tiros na parte de trás da cabeça, num mesmo lugar e num mesmo horário. Mas o judiciário não entende como "execução" e manda soltar todos os perpetradores alegando "legítima defesa". Nada acontece.

12) Promotor de justiça ameaça prender e "deixar para ser estrupada" menor de idade durante audiência. Coagindo a única testemunha de crime. E nada acontece.

13) Juiz proíbe réu de gravar audiência (mesmo constando permissão na lei) e o mesmo aceitou transmissão ao vivo de depoimento anterior tendo sido alertado do abuso e nada fazendo.

14) qual país tem lei permitindo o assassinato de qualquer cidadão, bastando, para a isenção da culpa relatório de dois policiais?

15) Juiz prende e declara que blogueiro "não é jornalista" e portanto não tem direito ao sigilo de fonte, tomando todo material de trabalho do cidadão na frente de sua família.

16) jovem negro é preso portando pinho sol em protestos e nunca mais é solto. Falsificam-se acusações e crimes para mantê-lo na cadeia.

Cansei de fazer a lista. Quem duvidar de algum eu posto os links.

Agora diga que não suporta a "falta de democracia" no país A ou B.

O que você defende é, na verdade, o SEU privilégio de não ser afetado por estas barbaridades, enquanto defende que elas existam para todos os outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics