segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Isso vai dar uma merda do caralho

Desculpe-me o leitor pudico
Gregório Duvivier

Peço desculpas ao leitor pudico, mas tem horas em que apenas uma palavra chula pode dar
conta do espanto. Caralho.

"Por que não cacete?", dirá o leitor pudico. Um cacete, leitor pudico, neste caso não basta. Tampouco porra faria efeito. Claro que porra tem o seu valor. Mas esta semana, especificamente esta semana, pedia um caralho. "E por que não 'buceta'?", sugerirão, quem sabe. "Até as exclamações precisam ser falocêntricas?" Mas caralho, explico, tem pouco a ver com o falo em si. Diria, inclusive, que o caralho é o oposto do pênis.

Enquanto pênis é o pau quando observado na condição de órgão sexual, o caralho é o pau em sua condição exclamativa ou evocativa. Assim como a língua inglesa diferencia o porco vivo ("pig") do porco no prato ("pork"), a língua portuguesa difere o pau imanente do pau transcendente. Não se diz, em português, "como é bonito o seu caralho" ou "sinto dores no caralho". O caralho nunca é o seu, tampouco é o dos outros.

A expressão "ai, meu caralho!" difere da expressão "ai, meu pau" porque pode, inclusive, ser dita por uma mulher, assim como "ai, meu saco" (enquanto o pau é sempre literal e o caralho é sempre metafórico, o saco pode ser ao mesmo tempo literal e metafórico). Por isso, quando alguém se referir à casa do caralho, não estará falando das cuecas, tampouco estará falando de quaisquer órgãos sexuais em que ele possa se encaixar. Da mesma maneira, quando diz-se que uma cerveja é "boa pra caralho" não se está dizendo que a aplicação da cerveja na região peniana trará benefícios à saúde do mesmo.

Antes que os filólogos me ataquem: não estou dizendo que o caralho não tem forma. Tem, sim. Por isso, pode-se comentar que tal cabeça tem "formato de caralho", ou perguntar, como Noronha em "Sete Gatinhos", "quem foi que desenhou caralhinhos voadores na parede do banheiro?" (RODRIGUES, Nelson; 1958). O que disse foi que o caralho é platônico: pertence ao campo das ideias.

Peço, então, licença-caralho para usar a expressão platônica à vontade, porque no momento presente eu tô cheio de dúvidas. Ou melhor, tenho dúvidas pra caralho.

Por que caralhos foi cair logo o avião do relator da Lava Jato? Que caralhos ele estava fazendo lá dentro daquele caralho? E por que é que foi cair logo lá na casa do caralho? E o pior: é verdade que estão pensando em pôr no seu lugar o ministro que tem a cabeça em formato de caralho? Isso vai dar uma merda do caralho.

Um comentário :

Web Analytics